Alpha - 6

Há muito que o império se apoderou deste quadrante.







O mundo visto do Espaço é pequeno. Este cosmonauta orbita em seu redor. My spaceship knows which way to go.

sexta-feira, julho 15, 2005

 

Dark Globe



OK, não é a primeira que falo do Syd Barrett aqui. Esta outra menção ao «crazy Syd» é justificável e deve-se a The MadCap Laughs(1970). É o primeiro registo solo após a saída forçada dos Pink Floyd. Já sabemos que Syd não ficava bonito na TV com o cabelo despenteado e com (...) os olhos fixos num horizonte perdido, aliado ao facto de nos ensaios e concertos ao vivo tocar o mesmo acorde ao longo de músicas com maior variedade harmónica. Foi despedido. Graham Coxon também, (...)Yes I’m certain that it happens all the time.
The MadCap Laughs contou com músicos de estúdio como David Gilmour e Roger Waters (que se arrependeria mais tarde). As gravações tiveram a duração de 2 anos. A proeminente guitarra acústica de Syd não abandona todo o álbum. Disco este, que soa a maquete, a gravação caseira.
É notório o estado de Syd, a execução imperfeita ou a desafinação nas vozes, porém não têm influência na essência das músicas, em que a lucidez das palavras e o sentido das letras assustam. É arrepiante duvidar da inconsciência visível, esquizofrénica de Barrett.
É em traços gerais, um álbum melancólico, mas julgo que o seu grande momento é Octopus. Há tempo para um ensaio sobre um poema de James Joyce em Golden Hair.
A genialidade de Syd está lá, assombrada pelo espectro de uma loucura prematura.

|