Alpha - 6

Há muito que o império se apoderou deste quadrante.







O mundo visto do Espaço é pequeno. Este cosmonauta orbita em seu redor. My spaceship knows which way to go.

domingo, julho 10, 2005

 

Island Tunes



Numa musica dos The Clash chamada Clash City Rockers, podemos ouvir na letra a frase «no one but you and I say the bells of Prince Far I».
Não fossem os Clash uma banda bastante influenciada pelo dub, depois de um arranque muito punk rock, com álbums ora produzidos ora supervisionados pelo lendário Lee Scratch Perry, a referência a Prince Far I não é de todo acidental.
Nascido em Spanish Town, Jamaica, Prince Far I, músico reggae a quem não devemos chamar cantor, visto que a sua fama é devida ao preaching vocal, uma voz grave bem colocada que falava ao ritmo da melodia. Uma das raízes do movimento rastafari, de características religiosas e políticas no seu discurso. Teria ainda de apurar o seu estilo, obtendo hits com pouco êxito sobre o nome de King Cry Cry.
Muda definivamente o nome para aquele que lhe conhecemos melhor, em 1977 edita Under Heavy Manners, álbum que se tornou em pouco tempo, culto europeu.
Um entusiasta da música electrónica chamado Adrian Sherwood cruza-se com ele em 79. Sherwood revelar-se-ía um produtor de reggae como poucos, pioneiro do dub.
Far I foi morto a tiro em 1983. Sem dúvida, alguém a investigar.

|