Alpha - 6

Há muito que o império se apoderou deste quadrante.







O mundo visto do Espaço é pequeno. Este cosmonauta orbita em seu redor. My spaceship knows which way to go.

sábado, janeiro 21, 2006

 

Reel Pain



Vi ontem o filme Last Days de Gus Van Sant. Devo dizer que o fiz completamente sem preconceitos. Isto porque muito se falou acerca da demasiada ênfase poética dada no filme ao fim de Kurt Cobain, fazendo dele um mártir (e que para muito deve ter contribuído a conversa dos Mormons acerca do sacrifício de um inocente para nos livrarmos de todo o Mal).
O que assisti foi ao simples declínio de alguém. O descontrolo visível de um louco dentro de uma casa enorme, anárquica. A roupa suja e o descuido do protagonista, as infiltrações de humidade nas paredes, as refeições de Blake (Cobain), os espasmos e perdas de consciência sucessivas são próprias de quem não tem mais nada a perder.
São também exemplo disso os passeios pelo campo e floresta, como eremita de espingarda ao ombro a falar sozinho, sempre absorto numa realidade longe do contacto dos outros. Foi assim criada uma atmosfera desligada.
Michael Pitt (Blake) demonstra mais uma vez ser uma das esperanças da representação.
O filme conta ainda com as participações simbólicas de Kim Gordon (Sonic Youth), Asia Argento (Trash Palace, New Rose Hotel), Harmony Korine (Gummo, Ken Park).

Last Days leva-me a ficar assustado a sério com a decadência, com o perigo a que nos submetemos por vezes irreflectidamente e onde podemos encontrar o fim.

It’s okay to eat fish
’cause they don’t have any feelings

|